Álvaro Dias defende redução do número de senadores e do tempo de mandato

5 maio by João Ricardo Correia

Álvaro Dias defende redução do número de senadores e do tempo de mandato

SENADORALVARODIAS_BRASIL247COM
Proposta do senador Álvaro Dias (FOTO), do Paraná, reduz o número de senadores  para 2 em vez de 3 e também do tempo do mandato de 8 para 5 anos. O senador é favorável ao fim da reeleição, um instituto superado em razão da sua utilização em proveito próprio. Regra geral, gestores públicos acomodam-se no segundo mandato e pouco produzem em benefício da sociedade, lembrando também dos altos gastos feitos utilizando-se a máquina estatal para se reelegerem. É necessário, entretanto, que o projeto de Reforma Política seja efetivado  para corrigir distorções existentes no atual processo eleitoral. O Brasil não suporta mais eleições de 2 em 2 anos gastando dinheiro de um País onde falta tudo, desde esparadrapo nos hospitais à obras de infraestrutura para o desenvolvimento.

Uma reforma Política se faz necessária e urgente para diminuir o número de partidos, a maioria pequenas siglas pejorativamente chamadas de “nanicos”.  São partidos também chamados de aluguel, que são de propriedade particular e que em toda eleição colocam espaços a venda para auferir ganhos pessoais. É preciso que o Congresso Nacional interprete esse momento de crise grave em que vive o País chamando para o Parlamento Brasileiro essa responsabilidade. Muitas distorções existem na atual legislação eleitoral. Não é concebível que candidatos menos votados em seguidas eleições sejam eleitos em detrimento a tantos outros com votações superiores, resultado de alianças e coligações feitas entre partidos sem nenhuma identidade filosófica ou programática. A figura do suplente é outra distorção que deve acabar na política brasileira dando lugar ao segundo mais votado.

 

Foto: www.brasil247.com

ByJoão Ricardo Correia

Formado em Comunicação Social pela UFRN. Experiências profissionais em rádio, jornais, TV, informativos virtuais e assessorias de imprensa. Editor geral do Portal Companhia da Notícia.

Deixe seu comentário

Fale no ZAP