Brasil tem 19,5 milhões de assinantes de televisão paga

TVASSINATURA

O Brasil encerrou o ano de 2014 com uma base de 19,5 milhões de assinantes de televisão paga.

Em dezembro, de cada cem domicílios, 29,84 possuíam o serviço. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O Sudeste continua concentrando um volume de assinantes superior as outras quatro regiões do País somadas: são 12 milhões assinantes de um total de 19 milhões vivendo na região.

Ou seja, seis de cada dez assinantes do serviço moram em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo ou São Paulo.

Sozinho, o estado de São Paulo responde por 7.454.664 milhões de acessos.

A disputa de mercado manteve-se praticamente idêntica apesar da redução de pouco mais de 300 mil assinantes registrada pela líder Telmex.

O grupo econômico formado Claro, Embratel e Net manteve o primeiro posto com fatia de 51,9% do mercado. Foi seguida por Sky/Direct (28,8%) e Oi (6,6%).

TECNOLOGIA

Os serviços de TV por assinatura são prestados com a utilização de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC e Fiber to the Home – FTTH), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).

 

Fonte: Agência Nacional de Telecomunicações

Deixe seu comentário