CAERN VAI PROMOVER REUSO DA ÁGUA NA ESTAÇÃO DE GARGALHEIRAS

A Caern vai promover a reutilização dos 600 mil litros de água usados diariamente para lavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água do Gargalheiras em Acari, com a finalidade de evitar o desperdício. Nesta sexta-feira (25), equipe da Caern que vai participar da operação será treinada. A previsão da empresa é que até o final de janeiro a água que seria desperdiçada com a lavagem dos filtros seja reaproveitada dentro da própria ETA.

Caern-monitora-qualidade-da-água-que-abastece-Currais-Novos-e-Acari-300x199
Imagem de internet

O engenheiro Eudes Medeiros, de Currais Novos, explica que após a lavagem dos filtros, a água vai passar por um armazenamento em tanques coletores de concreto armado, para que seja feita a separação entre o lodo e a água que será reaproveitada dentro da ETA.

As obras realizadas na ETA Gargalheiras pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) estão em pleno funcionamento, desde  a operacionalização do “agitador rápido” e da válvula controladora de vazão.

ADUTORA DO SERIDÓ

A adutora do Seridó recém-concluída pelo Governo do Estado através da Semarh vai garantir o abastecimento de água das cidades de Currais Novos e Acari pelos próximos 20 anos. Os serviços realizados incluem a modernização da Estação de Tratamento de Água do açude Gargalheiras e intervenção no manancial de abastecimento da adutora. Com o aumento da oferta de água e o rebaixamento do reservatório houve a necessidade de implantação de sistema de válvulas para disciplinar o fluxo no tratamento e consequentemente melhorar a qualidade da água atendida a população.

A Caern também promoveu a troca de todo o material filtrante, que são pedras e areia que permitem maior eficiência no tratamento da água. Entre o material utilizado na ETA está o carvão antacitos, que é um retentor de algas muito comuns em mananciais do semiárido nordestino.
A Estação de Tratamento de Água é responsável por tratar a água que chega a casa do consumidor. Na ETA ocorre as fases do tratamento conhecidas como floculação, decantação, filtração e desinfecção. Concluído o processo, a água é bombeada para os reservatórios (caixas d’água) e distribuída para os imóveis em diferentes bairros da cidade.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Caern