Chuvas serão menores no futuro, diz especialista

A palestra que o cientista, PhD em Meteorologia e professor da Universidade Federal de Alagoas, Luiz Carlos Molion, fará nesta terça-feira (5), às 19 horas, no auditório da Associação-Norte-rio-grandense dos Criadores (Anorc), promete.

Autor de vários livros sobre a questão climática e representante dos países da América do Sul junto a Word Meteorological Organization (WMO), vinculada à ONU, Molion comunicará aos produtores que no futuro as chuvas deverão ser abaixo da média dentro da quadra chuvosa.

Para o cientista, que não acredita em previsões perfeitas com mais de 24 horas de antecedência, não se trata do fim do mundo. “Precisamos estar preparados para viver nessas condições, tirando o máximo de vantagem da situação adversa”, exemplifica.

Ele lembra que em 1908, nos EUA, quando o governo norte-americano resolveu desviar o Rio Colorado e construir a partir de então 14 mil km de canais de irrigação, a Califórnia saiu da condição de deserto para se transformar na área mais rica do país.