Cosern dá dicas para evitar acidentes com eletricidade

8 jul by João Ricardo Correia

Cosern dá dicas para evitar acidentes com eletricidade

PIPA_OQUEROLACOM

Com a chegada das férias escolares e a permanência das crianças em casa durante a maior parte do dia, os pais precisam redobrar a atenção para evitar acidentes que envolvam energia elétrica. A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) esclarece alguns procedimentos simples que resultam em maior segurança.

Um alerta importante é o cuidado com as pipas. A brincadeira deve acontecer sempre em lugares abertos, sem rede elétrica por perto e em dias sem chuvas ou ventos fortes. O perigo de empinar pipa em locais inadequados ocorre quando a linha enrosca nos fios e equipamentos da rede elétrica, podendo provocar curtos-circuitos e levar à morte por meio de descarga elétrica.

Nunca use fios metálicos, nem papel laminado, para confeccionar a pipa, pois eles são condutores de energia e podem causar choques fatais. Não use cerol, além do risco de ferir ou mesmo matar, o cerol costuma danificar o isolamento de fios da rede de distribuição.

Outra recomendação é manter as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. A utilização de protetores é necessária para que as crianças não introduzam objetos metálicos nas tomadas. A Cosern também alerta que usar o T (benjamim) e extensões de maneira definitiva é perigoso, porque pode causar curtos-circuitos.

É importante lembrar-se de nunca manter contato com o eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado. O manuseio de equipamentos que utilizam energia elétrica como, por exemplo, a geladeira, o freezer, dentre outros, não deve ser feito com os pés descalços.

Dispositivos eletrônicos como videogames e computadores devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado, já que há risco de choque elétrico.

Além dessas, confira outras dicas para evitar acidentes:

  • Mantenha as instalações elétricas em bom estado. Não use fios emendados, velhos ou danificados;

–  Água e eletricidade não combinam, quando não adotadas as medidas de segurança: mantenha os aparelhos elétricos longe da água e, ao utilizar qualquer equipamento, esteja sempre calçado e com as mãos enxutas;

  • Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. Use tomadas no novo padrão ou utilize protetores;

–  Ao ligar ou desligar um eletrodoméstico da tomada, segure pelo plugue (parte rígida isolante), e nunca puxe pelo fio;

  • É extremamente perigoso subir em postes, torres de alta tensão ou invadir subestações. Mantenha distância de fio caído ou partido, previna as pessoas para que afastem-se do local e ligue de imediato para a Cosern (116);

  • Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço;

  • Caso presencie um acidente desse tipo, para separar a vítima do condutor de energia use objetos de borracha ou madeira, evitando os de metal ou que estejam molhados.

Em casos de acidentes com energia elétrica, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193), para o Samu (192) ou para a Cosern (116) e desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral. É importante lembrar que não deve-se tocar na vítima ou no fio elétrico sem saber se está desligado.

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional e Sustentabilidade | CSU

ByJoão Ricardo Correia

Jornalista, nascido em Natal(RN). Formado em Comunicação Social pela UFRN. Radialista. Experiências profissionais em rádio, jornais, TV, informativos virtuais e assessorias de imprensa. Editor geral do Portal Companhia da Notícia.

Deixe seu comentário

Fale no ZAP