Cosern melhora seis posições no indicador que avalia qualidade do fornecimento

COSERN6

A Cosern melhorou seis posições no indicador de Desempenho Global de Continuidade (DGC) avaliado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no ano de 2015, em comparação ao ano de 2014. De acordo com a avaliação, a concessionária potiguar subiu da 17ª posição, em 2014, para o 11º lugar, em 2015, dentre as 36 distribuidoras consideradas de grande porte, para as quais o mercado anual faturado de energia elétrica é superior a 1 TWh (terawatt hora).

O índice DGC da ANEEL tem como objetivo avaliar o desempenho da qualidade no fornecimento de energia elétrica e se constitui em um instrumento que incentiva as concessionárias a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço de fornecimento de energia.

Avaliação

Foram consideradas nesta avaliação todas as concessionárias do país, subdivididas em dois grupos, de acordo com o porte da empresa, no período de janeiro a dezembro de 2015. A ANEEL classificou 36 concessionárias de distribuição de grande porte, com o mercado faturado anual de energia maior que 1 TWh (terawatt hora) e 26 concessionárias de menor porte, com o mercado faturado anual menor ou igual a 1 TWh.

O resultado do indicador DGC é composto a partir dos valores realizados de DEC e FEC, os quais indicam, respectivamente, a duração e a frequência das interrupções de energia por unidade consumidora, em relação aos limites estabelecidos pela ANEEL para cada distribuidora.

No processo de coleta e apuração dos indicadores DEC e FEC a ANEEL exige que todas as distribuidoras estejam certificadas com base nas normas da Organização Internacional para Normalização – ISO 9000.

O destaque alcançado pela Cosern no indicador DGC da ANEEL reflete os investimentos que a concessionária realiza anualmente no estado do Rio Grande do Norte para manter a qualidade do serviço oferecido aos seus 1,3 milhão de clientes.

 

Fonte: Departamento de Comunicação Institucional/Cosern

Deixe seu comentário