Fecomércio recebe alemães para ratificar parcerias com estados do país europeu

FECOMERCIOALEMAES1
Um encontro realizado na manhã desta sexta-feira, 30.10, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, entre o vice-presidente da entidade, Gilberto Costa – representando o presidente Marcelo Queiroz, que está no Rio de Janeiro participando do Sicomércio 2015 –, o Embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann; e o Cônsul Geral da Alemanha para o Nordeste Brasileiro, Dietmar Anton Bock, marcou mais um passo na parceria de cooperação internacional entre o Brasil e a Alemanha, mais especificamente entre os estados do Rio Grande do Norte e da Renânia Palatinado e, mais recentemente, o de Baden Württemberg.

As autoridades alemãs puderam conhecer um pouco do trabalho de aproximação entre os estados, que vem sendo feito desde 2009 (ver retranca). No ano passado, por exemplo, a Fecomércio encabeçou uma delegação composta por  empresários e lideranças do setor turístico potiguar, que teve como foco discutir a viabilidade de um intercâmbio de turistas entre os estados alemães da Renânia Palatinado e Baden Württemberg e o RN, além de possíveis ações envolvendo métodos de ensino para formação de mão de obra para o setor turístico.

Os potiguares conheceram as potencialidades turísticas e os roteiros de charme, exóticos e pouco explorados pelos brasileiros dos dois estados alemães. Um dos compromissos assumidos à época pela Fecomércio foi o de promover aqui a divulgação maciça desses roteiros, em parceria com a Abav RN. Esta divulgação foi feita, entre outras coisas, com a produção de uma matéria de dez páginas na Revista do Sistema, que teve, nesta edição (a de novembro de 2014) uma tiragem extraordinária de 15 mil exemplares, que circularam em todo o país.

Em contrapartida, os alemães deverão enviar uma comitiva ao Rio Grande do Norte, que irá fazer o inverso, ou seja, conhecer nossos atrativos e divulgá-los entre os alemães. “Uma informação que posso dar em primeira mão, é que a comitiva alemã deve vir no final de 2016. Será uma delegação que vai ser focada na divulgação do turismo”, revelou o Cônsul da Alemanha no RN, Axel Geppert.

Com isso, a ideia é criar um fluxo de turistas que possa viabilizar a implantação de uma ligação aérea direta entre a Alemanha e o Rio Grande do Norte. “O voo entre Natal e Frankfurt tem grandes chances de ser viabilizado, já que o estado tem como ponto a favor o reconhecido potencial do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves”, afirmou o  Embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann.

O Embaixador frisou ainda que a Alemanha tem construído parcerias com outros estados brasileiros, mas que “aqui no RN, também por causa da atuação da Fecomércio, as coisas são mais dinâmicas, acontecem mais rápido. No momento, a melhor conexão que eu vejo na construção destas parcerias é entre o RN e a Renânia”, completou, agradecendo ainda a forma como foram recebidos.

Participaram também do encontro o diretor regional do Senac, Fernando Virgílio; a diretora administrativo e financeira do Sesc, Elza Isaac; o assessor de Comunicação e Marketing da Presidência do Sistema Fecomércio RN, Luciano Kleiber; e o assessor da Embaixada da Alemanha, Lucas Freitas.

Conversas remontam a 2009

As autoridades alemãs puderam conhecer um pouco do trabalho de aproximação entre os estados, do qual a Fecomércio vem participando fortemente desde 2009, quando uma delegação norte-riograndense foi à Alemanha, e aconteceram as primeiras discussões sobre potenciais parcerias na área da educação profissional. Ao longo destes anos, as relações vem se estreitando cada vez mais e tem rendido frutos. Hoje, inclui também troca de experiências, intercâmbio de conhecimentos e divulgação de potencialidades turísticas.

Em junho de 2013, por exemplo, a GIZ (Agência de Cooperação Técnica Internacional, com sede na Alemanha) apresentou detalhes do seu programa de intercâmbio de estudantes e colaboradores nas áreas de gestão estratégica e administrativa: dez meses de imersão do participante em instituições e empresas alemãs. A ação resultou em uma indicação, por parte do Senac, de participantes para o programa. Ainda em 2013, uma Delegação da Fecomércio/Senac viajou à Alemanha, quando foi assinado memorando de entendimento para parceria nas áreas de capacitação profissional para o turismo e na área de gestão para colaboradores do Senac.

Embaixatriz e Consulesa fazem visitam Unidade Móvel de Turismo e Hotelaria Senac em Mãe Luíza

A embaixatriz da Alemanha no Brasil, Brigitte Brengelmann, e a consulesa Geral da Alemanha para o Nordeste Brasileiro, Monika Irion-Bock visitaram nesta tarde o bairro de Mãe Luíza, onde puderam conhecer a estrutura da Arena do Morro, o Abrigo de Idosos ligado ao Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, e as instalações da Unidade Móvel Turismo e Hotelaria do Senac, estacionada na comunidade desde o dia 17 de outubro.

FECOMERCIOALEMAS

As visitantes foram recepcionadas pelo presidente e pelo vice-presidente do Centro Sócio Pastoral, respectivamente Padre Robério Camilo e Ion Andrade, que trataram de apresentar a estrutura da Arena do Morro – projetada pelo renomado escritório Herzog & de Meuron – e ações sociais desenvolvidas no bairro com o objetivo de contornar situações críticas de vulnerabilidade de moradores das mais diferentes faixas-etárias.

Acompanhadas de equipe técnica do Senac, Brigitte Brengelmann e Monika Irion-bock aproveitam a visita às instalações da Unidade Móvel Turismo e Hotelaria para dialogar com alunas do curso de “Auxiliar de cozinheiro”, tratando de assuntos como o potencial gastronômico do Rio Grande do Norte.

As alemãs se disseram surpresas com tudo o que viram no bairro de Mãe Luíza e chamaram a atenção para a importância de ações como essas, que auxiliam na evolução social e econômica da população e reforçam a valiosa noção de pertencimento entre os que fazem aquela comunidade.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Presidência do Sistema Fecomércio RN

Deixe seu comentário