Normas para segurança de parques infantis devem ser votadas em comissão

7 nov by João Ricardo Correia

Normas para segurança de parques infantis devem ser votadas em comissão

parque_infantil
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) reúne-se nesta quarta-feira (9), às 9h. Um dos itens em pauta é o projeto (PLC 159/2015) que torna obrigatória a aplicação de regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para garantir a segurança de brinquedos em parques infantis.

A proposta, do deputado Weliton Prado (PMB-MG), aplica-se aos parques de áreas públicas e privadas e também aqueles dentro de escolas.

A norma da ABNT estabelece, entre outras exigências, que os brinquedos não podem apresentar trincas, deformações ou danos permanentes e que nenhuma conexão pode estar frouxa. Peças de fixação, como roscas de parafusos, devem ter acabamento de proteção.

Pela norma da ABNT, os brinquedos também não podem apresentar cantos agudos, lascas ou rebarbas que representem perigo para as crianças. As superfícies de todas as partes devem ser revestidas com materiais que não contenham substâncias prejudiciais à saúde. O projeto estabelece ainda a obrigatoriedade de vistoria anual e de manutenção preventiva semestral nos parques. O não cumprimento resultará em multa e interdição durante o cumprimento das correções apontadas pela vistoria.

Com parecer favorável ao projeto, a relatora, senadora Fátima Bezerra (PT-RN), apresentou emenda para substituir a expressão “engenheiro legalmente habilitado” por “técnico habilitado”, por entender que a exigência de vistoria por engenheiro dificultaria a execução da futura lei. A senadora apresentou ainda outras três emendas para aprimorar o texto. Se aprovado, o projeto segue para o Plenário do Senado.

 

Fonte: Agência Senado 

ByJoão Ricardo Correia

Formado em Comunicação Social pela UFRN. Experiências profissionais em rádio, jornais, TV, informativos virtuais e assessorias de imprensa. Editor geral do Portal Companhia da Notícia.

Deixe seu comentário

Fale no ZAP