Pernambuco recebe o Mesa Ao Vivo 2013

Chefs Joca Pontes, Tânia Bastos, César Santos, Ivalmir Barbosa e André Saburó

Começa hoje, 2, e se estende até a quarta-feira, 4, a quinta edição do Mesa Ao Vivo Pernambuco, onde renomados chefs internacionais e nacionais ministrarão aulas e sessões de degustação no prédio do Senac, no bairro de Santo Amaro. O Portal Companhia da Notícia trará com exclusividade informações direto do evento.

Promovido pela revista Prazeres da Mesa e o Senac, o Mesa ao Vivo é uma espécie de “reality show” da gastronomia, que propõe a experiência de produção da revista por meio de sessões de degustação, aulas de gastronomia, exposição de produtos e cozinhas montadas para a performance de vários chefs. O mesmo evento acontece em outras capitais brasileiras. Já passou por Fortaleza, pelo Distrito Federal e, em novembro, será a vez de São Paulo.

Com o tema: “Comida Popular sob Novo Olhar”, o evento vai reunir as características e ingredientes regionais da cozinha pernambucana, a exemplo da carne de sol e do queijo coalho, entre tantos outros. Além disso, restaurantes, bares e serviços de bufê terão evidência no “Melhor das Cidades”, espaço onde 20 estabelecimentos vão oferecer ao público uma degustação com o que fazem de mais especial. Para esta edição, nomes como Douce Et Chocolat, Horácios Bistrô (Caruaru), La Comédie e Parraxaxá já estão confirmados.

Paralelo ao Melhor das Cidades, os participantes terão a oportunidade de visitar a Feira e Exposição de Produtos que vai abrigar os stands das marcas de farinha Finna e Medalha de Ouro e de vinhos Wines of Chile, Bom Preço, Casa Valduga, Decanter e Porto a Porto, com apresentação de produtos e informações sobre o mercado regional.

O Mesa ao Vivo também vai trazer a quarta edição do Seminário Mesa, Comida e Identidade, cujo tema será “Cultura e Civilização Mediterrânea e projeções na cozinha pernambucana” onde será abordada a influência da gastronomia mediterrânea na culinária brasileira levando em consideração a base histórica, social e econômica. Em dois dias (2 e 3 de setembro), serão realizadas oficinas e debates com a participação dos chefs convidados e estudiosos com bate papos mediados pelo historiador convidado e também curador do evento, o antropólogo Raul Lody. Um dos destaques do seminário é a conferência “Cozinhas do Mediterrâneo. África & Europa. Encontros, História e Patrimônio”, ministrada pelo historiador e doutor em antropologia social pela Universidade de Barcelona, Javier Medina. Mais informações através do site da revista www.prazeresdamesa.uol.com.br/mesaaovivopernambuco

Tecnologia

Outra atividade é o 2° Concurso Gourmet Digital, que vai premiar os melhores projetos de aplicativos paradispositivos móveis relacionados ao universo da gastronomia. Durante o Mesa Ao Vivo, os trabalhos serão expostos para votação popular e o público poderá testar e utilizar os aplicativos com o objetivo de avaliar a criatividade e aplicabilidade dos projetos. Os três mais bem votados vão ganhar notebook, smartphone e videogame Xbox, respectivamente.

Talento Ao Vivo

Alunos matriculados em cursos superiores de Gastronomia ou Capacitação em Cozinha de todo o estado também poderão participar do Mesa Ao Vivo 2013, através do concurso Talento Ao Vivo. A ideia é incentivar a nova safra de chefs. Os alunos deverão formar uma dupla e se inscrever na coordenação de sua unidade de ensino. Cada instituição vai indicar uma única dupla representante que vai preparar uma receita, com um ingrediente-surpresa, ao vivo durante o evento no Senac. Os pratos serão avaliados por um júri formado por profissionais do segmento, formadores de opinião e autoridades. A dupla campeã vai estagiar no Oficina do Sabor, restaurante do renomado Chef Cesar Santos, em Olinda e vai ganhar prêmios como umconjunto de facas; coleção de livros da Editora Senac e um ano de assinatura da Revista Prazeres da Mesa.

Jantares 

Encerrando a programação dos dias 3 e 4 de setembro, os chefs convidados irão preparar dois jantares especiais abertos ao público no Senac Santo Amaro, sempre a partir das 20h30. Os Jantares Magnos vão promover o encontro de feras da cozinha mundial: Claudemir Barros, Dagoberto Torres, Emmanuel Bassoleil, Joca Pontes, Josean Alija, Licia Maranhão, Madalena Albuquerque, Mara Salles e Tânia Bastos.

 

(Fonte: Assessoria de Imprensa)

Deixe seu comentário