Receita para a criançada: aprenda a fazer um delicioso bolo de chocolate


Que tal aproveitar as férias da criançada e fazer o que ela mais gosta? E que tal colocar a criançada na cozinha? Lógico que com o supervisionamento de um adulto!!! Uma das coisas que criança – e adulto – mais gosta é brigadeiro, mas esse doce requer o tempo todo no fogão e não é uma coisa muito legal para os pequenos. Além de ser uma coisa muito simples, só misturar leite condensado, chocolate em pó e margarina, até obter uma consistência cremosa e ver o fundo da panela.

Então que tal fazer bolo de chocolate com granulado de chocolate e calda quente de chocolate???? Hummmmmmm, já deu água na boca não é mesmo? Nessa receita, quando o bolo estiver pronto o adulto coloca no forno e ele também fica responsável por fazer a calda quente, que deve ser servida só na hora junto com o bolo já frio.

Então vamos lá! Mãos à obra. Ops! Quer dizer, mãos na massa!

Ingredientes:
1 ½ xícara (chá) de açúcar
3 gemas
1 xícara (chá) de margarina em temperatura ambiente
3 xícaras (chá) de farinha de trigo com fermento
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de leite
1 pacote de granulado de chocolate (100g)
3 claras em neve

Calda:
1 colher (sopa) de chocolate em pó
¼ xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de leite

Modo de preparo: Em uma batedeira, bata o açúcar, as gemas e a margarina até obter um creme. Acrescente alternadamente a farinha de trigo, o chocolate e o leite. Retire da batedeira, adicione o granulado de chocolate e as claras em neve, e misture delicadamente. Despeje em uma forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio (230°C), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos ou até que espetando um palito no centro da massa ele saia limpo.

Calda: Leve ao fogo brando para dissolver o chocolate, o açúcar, a margarina e o leite. Despeje a calda quente sobre o bolo frio.