RIO GRANDE DO NORTE OFERECE 47 MIL VAGAS PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO

O estado do Rio Grande do Norte vai receber, este ano, cerca de 47 mil vagas para cursos de capacitação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Plano Brasil Sem Miséria (Pronatec Brasil Sem Miséria). 

Os municípios serão orientados sobre o preenchimento das vagas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que está promovendo reuniões nesta quinta (18) e sexta-feira (19), em Natal.

“A orientação do MDS é qualificar ainda mais o Pronatec Brasil Sem Miséria no estado e possibilitar que os beneficiários possam acessar as vagas de trabalho oferecidas pelo Sine”, explica o diretor de Inclusão Produtiva, Luiz Müller.

Segundo ele, os municípios também serão orientados sobre a aplicação dos recursos do Programa de Promoção de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), que visa à capacitação de equipes de inclusão produtiva nas secretarias de Assistência Social.

CURSOS

No Rio Grande do Norte, 11.532 beneficiários de programas sociais do governo federal passaram pelos cursos de capacitação entre março de 2012 e março deste ano. Do total, 2.299 beneficiários concluíram os cursos somente em Natal. Dos 128 cursos oferecidos, os mais procurados foram os de auxiliar administrativo, eletricista, instalador predial e cuidador de idosos.

O programa é oferecido em 21 municípios do Rio Grande do Norte. No Brasil, o Pronatec e o Brasil sem Miséria oferecem 448 cursos em diferentes áreas. Com duração mínima de 160 horas, destinam-se a pessoas com idade a partir de 16 anos. Além de material escolar e didático, os alunos têm alimentação e transporte.

Os cursos são executados pelos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em parceria com governos estaduais, prefeituras e iniciativa privada, por meio do Sistema S (Sesc, Sesi, Senai e Senac).

(Fonte: Portal Brasil)