Rosalba inaugura academia de práticas corporais para grupos especiais

“A valorização da saúde é vital para nós, e essa academia representa a possibilidade para que estes grupos especiais possam seguir com a sua vida dignamente”. Foi com estas palavras que a governadora Rosalba Ciarlini abriu seu discurso de inauguração da academia do Programa de Práticas Corporais para grupos especiais. Aberta no final da manhã desta segunda-feira (04), no Complexo Cultural de Natal, a unidade faz parte das atividades desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais e que conta com a parceria da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Na ocasião, a governadora Rosalba Ciarlini e o reitor da UERN, Pedro Fernandes, assinaram um acordo de cooperação técnica para desenvolver e implantar ações, programas, projetos e atividades complementares dentro do projeto.

Cada instituição terá um importante papel para o funcionamento do local: a UERN disponibilizou o prédio e cinco profissionais de educação física, enquanto o Governo do Estado investiu R$ 70 mil na compra de equipamentos e ficará responsável pela manutenção do espaço.

Para a chefe do Executivo Estadual, a implantação da nova unidade fortalece as políticas de apoio aos grupos especiais. “Podemos contar com mais essa ferramenta que vai contribuir para que haja mais igualdade no nosso estado e no nosso país”.

Pedro Fernandes falou sobre as parcerias que estão sendo concretizadas com o Governo na nova fase da UERN. “Esse é um projeto devidamente reconhecido pelo Estado e mostra aos participantes que é possível sim levar uma vida comum. E o nosso foco é esse, trabalhar pela sociedade e educar”.

A academia funcionará nos três turnos, de segunda a sexta-feira. Terá equipamentos para a prática de musculação e materiais complementares para aulas de alongamento e exercícios localizados, como bolas suíças, halteres, caneleiras e será destinada a pessoas com HIV/Aids, obesos, idosos e hipertensos.

A coordenadora do Programa estadual DST/AIDS, Sônia Cristina, lembra que a prática regular de exercícios físicos é indicada a todos, principalmente aos soropositivos, por estimular o sistema imunológico, aumentar a disposição, autoestima, aliviar o estresse, entre outros benefícios.

Serviço

As matrículas para 2014 irão acontecer entre os dias 27 e 31 de janeiro, das 8h às 12h, no Complexo Cultural de Natal (CCN), localizado na Av. Dr. João Medeiros Filho, S/N – Conjunto Potengi, Zona Norte. Para participar, o interessado deverá apresentar identidade, comprovante de residência e um atestado médico que o identifique como apto e atenda aos critérios do Programa.

 

(Fonte: Assecom RN)

Deixe seu comentário