Semana do Meio Ambiente é aberta com inauguração do Museu Aberto de Esculturas

5 jun by João Ricardo Correia

Semana do Meio Ambiente é aberta com inauguração do Museu Aberto de Esculturas

CEAMEIOAMBIENTE2_JOANALIMA
Assegurar a preservação do meio ambiente para as futuras gerações e também garantir a memória da cidade de Natal. Esse foi o tom do discurso do prefeito Carlos Eduardo ao abrir a Semana do Meio Ambiente, nesta sexta-feira (5), no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O tema escolhido este ano para a semana, que tem programações diárias até o próximo dia 14 é: “Vida Saudável. Cidade Sustentável”.

O prefeito Carlos Eduardo enfrentou uma verdadeira “maratona” na abertura da Semana do Meio Ambiente. O chefe do executivo municipal iniciou a sequência de eventos e inaugurações logo na entrada do Parque. No local, foi montado o Museu Aberto de Esculturas. As peças escolhidas foram vencedoras de um edital promovido pela prefeitura.

Na sequência, após homenagem ao prefeito, onde todos cantaram os parabéns pelo seu natalício, emocionado, Carlos Eduardo passou a contar, como o fez em seu livro, lançado ontem, com direito a autógrafos, a história de como o Parque da Cidade foi concebido. Carlos Eduardo enfatizou a importância do lugar para a preservação do Meio Ambiente na cidade, sobretudo na proteção de um dos principais aquíferos da região. O prefeito relembrou as dificuldades enfrentadas, o orgulho de ter tratado com Oscar Niemeyer o projeto arquitetônico do Parque, bem como reforçou o legado ambiental e cultural da área de preservação. “É um dia especial. Um momento que mistura muitas emoções. Além do meu aniversário , comemorar aqui, nesse espaço tão especial da minha cidade é muito importante para mim”, disse.

Como forma de assegurar que o bem público seja preservado para as futuras gerações, o prefeito anunciou o início do processo de tombamento do Parque. “Além da questão ambiental, comemoramos essa grande obra do maior arquiteto do mundo que foi Oscar Niemeyer. Uma vez Darci Ribeiro disse: ‘Daqui a mil anos todos nós seremos esquecidos. Exceto Oscar Niemeyer’. E é verdade”, exclamou Carlos Eduardo relembrando como convenceu ao arquiteto a desenhar o projeto do Parque e como, depois, triste ao vê-lo fechado por um período, foi consolado pelo próprio Niemeyer. “Ele me disse para não me preocupar pois a obra do Parque e sua importância ambiental eram muito maiores que mesquinharia”, contou.

O prefeito agradeceu aos envolvidos e parceiros no projeto da semana do Meio Ambiente em Natal. “Todos são fundamentais. A cidade agradece a vocês tudo que está sendo feito. Viva o dia Internacional do Meio Ambiente, Viva o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, que foi um grande líder religioso, um humanista, profundamente ligado ao Meio Ambiente e era um homem da cidade de Natal. Esse parque leva o nome de alguém que merece todas as homenagens e parafraseando Darci Ribeiro, daqui a mil anos todos nós estaremos mortos e esquecidos, mas este parque vai ficar aqui cumprindo a sua finalidade para fazer de Natal sempre uma cidade cada vez melhor de se viver”, concluiu.

Em seguida, Carlos Eduardo caminhou pelo início de uma das três novas trilhas abertas no Parque, plantou uma muda e iniciou a sessão de autógrafos do seu livro: “Para uma História do Parque da Cidade”.

O secretário de meio ambiente e urbanismo (Semurb), Marcelo Rosado destacou a relevância do debate em torno da preservação nos dias de hoje. Citou pesquisas que mostram a necessidade de mudança de hábitos na sociedade como um todo para garantir o futuro do planeta. “Precisamos iniciar as mudanças dentro das nossas próprias casas. Essa é a hora”, alertou.

CERTIFICADOS

A prefeitura homenageou, com o certificado “Amigo do Parque” aos que se destacaram na proteção e organização do Parque da Cidade. Após receber o certificado e ser presenteado com uma pintura, Carlos Eduardo entregou certificados para Carlos Pereira, administrador do Parque e para Juarez Soares, deficiente visual que caminha todos os dias no local. Representando a UNI/RN a professora Ana Maria; Museu de ciências morfológicas – representada por Simone Almeida; CT Gás , Cândida Mara – diretora executiva; Fecomercio – diretor Fernando Virgílio; Cosern – André Deodato; Ecolife – Sidney Rodrigues; Cidade Tur 360 Marcelo Silveira; WWF Brasil – Terezinha Martins; Fundação BB – Carlos Cavalcante; Agente Mirim de Natal – Luciana Aguiar e o Maestro Estevam Oliveira também da Amana foram agraciados com certificados.

CEAMEIOAMBIENTE1_JOANALIMA

Ainda nesta sexta-feira, foram realizados seminários, palestras, oficinas com temas ambientais, sociedade sustentável e oficinas para reaproveitamento de objetos descartados e também na arte  milenar do Origami.

Acompanharam o prefeito na programação a vice prefeita Wilma de Faria, o secretário do gabinete civil Jonny Costa, o secretário de meio ambiente e urbanismo Marcelo Rosado, o secretário de esportes, Eduardo Machado e o secretário de Cultura, Dácio Galvão.

RECEPÇÃO

Desde as primeiras horas do dia, os frequentadores do Parque da Cidade passaram a desfrutar da programação voltada para a Semana do Meio Ambiente. Todos foram recebidos nos portões de entrada pelos instrumentistas Chico Bethoven e Diogo Guanabara que executaram música de alta qualidade para o público.

Edson Damasceno, motorista, frequenta o Parque da Cidade sempre. Além de elogiar a estrutura, ele afirma que o lugar faz bem para a saúde e para o meio ambiente. “Venho sempre que posso. Esse é um lugar organizado e bem preservado. Muito importante para Natal”, avaliou.

A programação do evento ainda conta com a realização da primeira Alvorada Ecológica, do 1º Concurso de Desenho e Produção Textual em Prosa e Verso, o Conexão Viver Bem Edição Especial,  a Pegada Ecológica Itinerante, Blitz Educativa de Meio Ambiente, Caminhada do Rio Pitimbu, ECOcine e os projetos África Viva e a Sombra da Mangueira Especial.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação / Fotos: Joana Lima (Secom PMN)

ByJoão Ricardo Correia

Jornalista, nascido em Natal(RN). Formado em Comunicação Social pela UFRN. Radialista. Experiências profissionais em rádio, jornais, TV, informativos virtuais e assessorias de imprensa. Editor geral do Portal Companhia da Notícia.

Deixe seu comentário

Fale no ZAP