Sindicato dos Bancários lança campanha em defesa da Caixa

10 fev by João Ricardo Correia

Sindicato dos Bancários lança campanha em defesa da Caixa

CAIXA1

Os bancários do RN lançam nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, a campanha CAIXA: 100% DO POVO BRASILEIRO., em manifestação em frente a Caixa da rua João Pessoa, a partir das 8h15. A Campanha faz parte da campanha nacional que será lançada em Brasília, no dia 28.

Este é o primeiro ato dos trabalhadores da Caixa contra o anúncio do governo, feito no dia 22 de dezembro de 2014, que irá abrir o capital da empresa. Na prática, os funcionários sabem que o Banco irá perder o seu papel social para seguir a lógica de mercado com o aumento de metas, assédio e perseguição.

A Caixa Econômica Federal – diferentemente inclusive de algumas empresas que são consideradas “estatais” pelo fato do governo brasileiro possuir a maior parte de suas ações, como Petrobras e Banco do Brasil – ainda é uma empresa pública. Isto significa que a Caixa é propriedade integral do Estado brasileiro e, teoricamente, tem o dever de exercer atividades e serviços públicos que tenham como objetivo o interesse da coletividade.

O PT passou a campanha eleitoral inteira se afirmando contrário as privatizações, dizendo que este seria o propósito do candidato do PSDB. No entanto, passada a campanha, o governo mostra que foi apenas uma “inverdade” pois sabia que a medida seria impopular. A população sabe o que a privatização significa.

É verdade que esta não é uma privatização sob os moldes clássicos, em que o governo vai a leilão, oferece a empresa à venda e um grupo empresarial ou oligopólio a arremata com um lance. Mas não é correto dizer que a abertura de capital não é uma medida privatizante.

A admissão de sócios privados em uma instituição antes estatal representa, na prática, a admissão de novos proprietários imbuídos de um objetivo central: manejar os negócios da empresa de modo a aumentar sua rentabilidade, visando um retorno em forma de lucro.

SERVIÇO

Ato Público: CAIXA: 100% DO POVO BRASILEIRO
Dia: 11/02/2015 (quarta-feira)
Horário: a partir das 8h15

 

Fonte: Sindicato dos Bancários do RN

ByJoão Ricardo Correia

Formado em Comunicação Social pela UFRN. Experiências profissionais em rádio, jornais, TV, informativos virtuais e assessorias de imprensa. Editor geral do Portal Companhia da Notícia.

Deixe seu comentário

Fale no ZAP